AD
AD
AD
AD

Certificados de Poupança Energética em debate na ExpoBus Iberia

13 novembro 2025
2min.

A aplicação e monetização dos Certificados de Poupança Energética (CAE) no transporte de passageiros estarão em destaque na ExpoBus Iberia 2025. A sessão, promovida pela ANETRA, decorrerá a 20 de novembro na Feira Internacional da Galiza ABANCA, em Silleda.

---

A IV edição da ExpoBus Iberia, a Feira do Transporte de Passageiros, realizar-se-á de 20 a 22 de novembro de 2025, no recinto da Feira Internacional da Galiza ABANCA, em Silleda. O evento volta a afirmar-se como um ponto de encontro essencial para a análise e partilha de conhecimento sobre inovação e sustentabilidade no setor.

No primeiro dia do certame terá lugar a jornada “Certificados de Poupança Energética (CAE): Aplicação no Transporte de Passageiros”, organizada pela Associação Nacional de Empresários de Transportes em Autocarros (ANETRA).

A sessão será inaugurada por Luis Ángel Pedrero, presidente da ANETRA, e iniciará com a intervenção de Emérito Freire, diretor do Departamento de Coordenação de Eficiência Energética no Setor Público do Instituto Energético da Galiza (INEGA), que explicará o funcionamento e os benefícios dos CAE.

Seguir-se-á uma mesa-redonda sobre as fichas CAE para transporte, moderada por Raúl González, da plataforma Somos Movilidad, com a participação de Ignacio Bendala (MAN Truck & Bus), Juan Blanch (ZF) e David Montesinos (Neumáticos Soledad).

Posteriormente, será apresentado o projeto “ANETRA – Fichas CAE para Transporte RUE”, por Rodrigo López, Head of Origination Energy Efficiency da STX.

O encerramento da jornada ficará a cargo de Elena María Atance, diretora-geral de Transporte Rodoviário e Ferroviário do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha.

O que são os CAE?

Os Certificados de Poupança Energética (CAE) são documentos que comprovam a obtenção de uma nova poupança de energia final equivalente a 1 kWh, resultante da implementação de medidas de eficiência energética.

Estes certificados permitem transformar as poupanças energéticas em valor económico, recuperando parte do investimento realizado. O utilizador final pode vender os CAE através do Sistema de Certificados de Poupança Energética, que envolve o Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, bem como gestores regionais e verificadores independentes.



Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.