
Há precisamente 10 anos, a 16 de janeiro de 2016, com a privatização da CP Carga, a MEDWAY iniciou o caminho que a transformou no maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias da Península Ibérica e levou à expansão para França.
Neste percurso de 10 anos, a empresa criou mais de 200 postos de trabalho e hoje conta já com mais de 900 colaboradores em Portugal, Espanha e França. Com a entrada no mercado francês, reforçou o posicionamento enquanto operador ferroviário europeu, garantindo ligações diretas a nove países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Itália, Suíça e Áustria.
Ao longo desta primeira década, a empresa alargou a atividade a outras áreas:
• Criou a própria oficina de manutenção e reparação, no Entroncamento;
• Criou o centro de formação de maquinistas em Madrid;
• Alargou a rede de terminais, com a gestão destas infraestruturas em Badajoz, Mérida e Navalmoral e a construção de Lousado, que deverá arrancar este ano.
Concretizou um investimento superior a 370 milhões de euros, neste período, que se refletiu, também, num aumento em mais de 60% do número de locomotivas, passando de 64, em 2016, para as atuais 103 máquinas.
Nesta data de grande simbolismo, o presidente da MEDWAY, Carlos Vasconcelos, refere que “Foram 10 anos em que lançámos as bases para o futuro que agora iniciamos. Tudo graças à excelente equipa que, com o seu profissionalismo e empenho, vem garantindo a sustentabilidade da empresa e assegurando o seu futuro. Por isso, o nosso profundo agradecimento a todos os nossos colaboradores. Agradecimentos que estendemos a todos os clientes que nos confiam as suas cargas e a todos os parceiros e fornecedores que nos apoiam nesta caminhada”. PR