
A FUCHS Portugal inicia 2026 com uma equipa de gestão coesa, objetivos claramente definidos e uma estratégia sustentada que combina crescimento económico com responsabilidade ambiental. Após um desempenho robusto em 2025, o primeiro exercício completo sob a liderança de André Castro Pinheiro, a empresa posiciona-se para, no mínimo, repetir a trajetória ascendente registada no último ano, agora reforçada pela entrada em funcionamento de um novo sistema fotovoltaico.
Em 2025, a FUCHS Portugal registou um crescimento de 10,6% no volume de negócios, ultrapassando os 17 milhões de euros. Um resultado particularmente relevante tendo em conta o contexto económico exigente e o facto de as vendas terem aumentado de forma transversal nas três divisões de negócio: automotive, indústria e especialidades.
“O excelente resultado alcançado num ano marcado por várias mudanças e alguns desafios reforça a minha confiança no caminho que estamos a seguir”, afirma André Castro Pinheiro, diretor executivo da FUCHS Portugal. “As transformações que estamos a implementar estão bem estruturadas e devidamente lideradas pelos Business Development Managers de cada divisão. Temos uma estratégia clara e sustentada para alcançar um volume de negócios de 20 milhões de euros em 2027 e, para isso, precisamos de voltar a crescer já este ano.”
A abordagem da FUCHS ao mercado caracteriza-se por ser coesa, sistemática e abrangente. Enquanto maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, a empresa disponibiliza soluções para um vasto leque de indústrias, incluindo metalúrgica, automóvel, vidro, alimentar, aeroespacial, ferroviária, eólica e, mais recentemente, datacenters.
No segmento aftermarket, a marca assume um posicionamento particularmente forte. “No setor aftermarket, a FUCHS é a marca das oficinas”, sublinha Miguel Pinto Ribeiro, responsável pela divisão automotive. “A elevada qualidade tecnológica dos nossos lubrificantes, a inovação contínua, a proximidade com os principais fabricantes, o elevado número de aprovações e a nossa presença direta em Portugal são fatores decisivos para oficinas que querem estar na linha da frente do setor.”
O sucesso global do Grupo FUCHS, presente em 71 empresas, com 42 fábricas e mais de 6.800 colaboradores em todo o mundo, assenta em três pilares estratégicos: desempenho económico, sustentabilidade e responsabilidade social. Estes princípios são aplicados de forma contínua em todas as filiais, incluindo a operação portuguesa.
Nesse contexto, a inauguração da central fotovoltaica da FUCHS Portugal, no final de 2025, representa um marco relevante na estratégia de sustentabilidade da empresa. A instalação cobre grande parte da cobertura do edifício, com 324 painéis solares e uma capacidade instalada de 190 kW, permitindo uma produção anual estimada de 255 MWh de energia 100% verde, o equivalente ao consumo médio de cerca de 70 habitações por ano.
Este sistema permite à FUCHS Portugal assegurar aproximadamente 50% das suas necessidades energéticas. O excedente produzido é injetado numa comunidade energética, tornando as instalações da empresa, na Maia, net-positive do ponto de vista energético.
“É um projeto especial e um exemplo a seguir”, destaca André Castro Pinheiro. “Estabelecemos uma parceria de cedência de espaço com uma entidade externa especializada em comunidades energéticas. Trata-se de uma solução sustentável, eficiente e verdadeiramente win-win.”