AD
AD
AD
AD

IVECO e Accenture impulsionam mobilidade inteligente com V2X

12 novembro 2025
6min.

A IVECO, em colaboração com a Accenture, apresenta um software inovador baseado na tecnologia V2X que reforça a segurança de condutores e peões. Com telemática avançada e conectividade de última geração, o projeto MOST torna possível “ver o invisível” na mobilidade sustentável do futuro.

---

No âmbito do MOST – National Centre for Sustainable Mobility (Centro Nacional para a Mobilidade Sustentável), uma iniciativa estratégica financiada pela União Europeia através do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) - Next Generation EU – a IVECO anuncia os resultados positivos do desenvolvimento, em colaboração com a Accenture, de uma solução de software inovadora que melhora significativamente a segurança rodoviária tanto para condutores como para peões. Esta conquista marca uma nova evolução das capacidades já avançadas da IVECO, reforçando a sua liderança na mobilidade conectada e inteligente. 

O sistema utiliza a comunicação Vehicle-to-Everything (V2X), uma tecnologia inovadora que permite aos veículos trocarem dados com outros veículos, infraestruturas, peões e redes para melhorar a eficiência e a segurança do tráfego.

No centro deste projeto está o objetivo de melhorar a consciência situacional usando sensores a bordo e algoritmos de reconhecimento de Utilizadores Vulneráveis da Estrada, encapsulados em Mensagens de Percepção Coletiva (MPCs). Estas mensagens são partilhadas entre veículos conectados e infraestruturas, como semáforos e sensores, permitindo uma compreensão cooperativa e coletiva do ambiente circundante. Ao agregar e processar dados de várias fontes, o sistema pode "ver" além dos limites dos sensores de um único veículo, criando uma visão abrangente e em tempo real das condições da estrada. 

eDaily: tornar possível a visão de “ver o invisível”

Desenvolvida e testada com recurso ao eDaily, o veículo comercial ligeiro versátil e 100% elétrico da IVECO, e à sua avançada plataforma telemática, esta solução demonstra como a conectividade e a inteligência de dados podem redefinir a segurança rodoviária e o desempenho de condução. Conduzida pela visão "Ver o invisível, melhorar a segurança dos veículos", esta tecnologia antecipa potenciais perigos e promove uma mobilidade mais segura e inteligente para todos.  

Esta colaboração representa um importante progresso na nossa jornada rumo à mobilidade conectada e autónoma”, comentou Fabrizio Conicella, Diretor Global de Tecnologias Digitais e Avançadas do Iveco Group. "Juntamente com a Accenture, vamos acelerar o desenvolvimento de tecnologias que tornam os transportes mais seguros, eficientes e sustentáveis. O sistema V2X permite que os veículos se tornem participantes ativos num ecossistema conectado, capazes de ver o que antes era invisível.”

A nossa colaboração com a IVECO demonstra como aplicar a inovação digital e a conectividade para transformar a mobilidade num ecossistema cooperativo”, afirmou Alberto Scaglione, Diretor de Automotive & Mobility EMEA da Accenture. “O software V2X da IVECO é um grande avanço em direção a uma rede de mobilidade onde veículos, infraestruturas e pessoas partilham informações em tempo real para melhorar a segurança e a eficiência nas estradas. Esta colaboração ajuda a indústria automóvel a tornar-se mais rápida, resiliente e sustentável, transformando a tecnologia em oportunidades de crescimento.”

Desde a sua criação, o MOST reconheceu a transição digital como um parceiro essencial para a transição verde, um fator-chave para a competitividade do setor. A nossa missão é clara e mensurável: descarbonização, redução do congestionamento, expansão do acesso a serviços de mobilidade, promoção do emprego e das competências e garantia da segurança”, declarou Ferruccio Resta, Presidente do Centro Nazionale per la Mobilità Sostenibile. “Neste contexto, a implantação de tecnologias V2X e inteligência de dados constitui um passo decisivo, permitindo uma mobilidade cooperativa que antecipa em vez de reagir posteriormente, reduzindo riscos, reforçando a eficiência da rede e gerando benefícios em todo o sistema. Esta tecnologia está totalmente alinhada com essa trajetória, dando efeito tangível à nossa visão.” 

A nova solução assente em V2X está a ser apresentada pela primeira vez no “MOST 2025 – L’innovazione che unisce”, que decorre entre 11 e 12 de novembro, em Roma. O evento mostra os progressos alcançados no âmbito do projeto MOST. O evento conta com uma exposição de veículos e protótipos que apresentam as tecnologias mais avançadas do setor, espaços informativos sobre projetos digitais, infraestruturas e laboratórios de pesquisa, além de uma secção dedicada a startups e PMEs inovadoras que participam das Competições MOST e chamadas abertas. 

A IVECO, em conjunto com a Accenture, reafirma o seu compromisso em acelerar a transição para ecossistemas de mobilidade inteligentes e cooperativos, onde a tecnologia não só transforma a experiência de condução, mas também protege vidas na estrada.

Sobre o Projeto MOST

O “Centro Nazionale per la Mobilità Sostenibile” (MOST) é um importante centro italiano de investigação e inovação dedicado ao avanço da mobilidade sustentável, digital e conectada. Reúne 24 universidades, 24 empresas líderes – incluindo o Iveco Group – e centros de investigação para desenvolver tecnologias e soluções que contribuam para um sistema de transporte mais eficiente, seguro e ecológico. PR


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.