
A Kia revelou esta terça-feira, na SOLUTRANS 2025 em Lyon, o PV5 Chassis Cab, o primeiro chassis-cabina totalmente elétrico da marca e um novo pilar da estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV). Desenvolvido sobre a plataforma elétrica E-GMP.S, o modelo promete elevada versatilidade para operações profissionais e urbanas.
Com menos de cinco metros de comprimento, o PV5 oferece até 1005 kg de carga útil e até 8 m³ de capacidade na versão High Box, equiparando-se a furgões do segmento D, mas mantendo um raio de viragem compacto de 5,5 metros. “Este lançamento reforça o nosso compromisso em redefinir o que um comercial ligeiro pode ser”, afirmou Marc Hedrich, Presidente da Kia Europe.
A Kia trabalhou com transformadores europeus para permitir uma ampla gama de conversões, como versões Dropside, Tipper, Box Van e Refrigerated Van. Na feira, a marca exibe uma unidade adaptada para distribuição alimentar.
O PV5 contará com baterias de 51,5 kWh e 71,2 kWh (a partir de 2026). A autonomia variará conforme a conversão, mas versões já anunciadas alcançam até 416 km WLTP. O carregamento rápido até 150 kW permite ir dos 10 aos 80% em cerca de 30 minutos. O modelo inclui ainda um pacote completo de sistemas de assistência à condução.
Paralelamente, a Kia apresentou o novo Kia Business Solutions Ecosystem, um pacote de serviços de conectividade, gestão de frotas e carregamento destinado a empresas e operadores logísticos.
Apesar de recente no mercado, o PV5 já soma distinções internacionais, incluindo títulos de “Comercial do Ano” e a entrada no GUINNESS WORLD RECORDS™ pela maior distância percorrida por um eLCV com carga máxima num único carregamento: 693,38 km.