
Entre os destaques do certame está a apresentação mundial da versão de produção do novo Renault Trafic Van E-Tech Elétrico, o primeiro veículo comercial da marca desenvolvido com arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) pela Ampere.
Com autonomia até 450 km WLTP, carregamento rápido a 800 V (15% a 80% em cerca de 20 minutos) e duas opções de bateria — urbana (LFP) e longa distância (NMC) — o novo Trafic representa o início de uma família totalmente elétrica que chegará às estradas no final de 2026. Posteriormente, juntar-se-ão variantes chassis-cabina, plataforma, basculante e caixa de carga.
Construído sobre uma nova plataforma elétrica “skateboard”, o modelo oferece maior capacidade de carga, dimensões otimizadas para uso urbano e um raio de viragem comparável ao do Clio. O design exterior apresenta uma assinatura luminosa inovadora, enquanto o interior integra um cockpit digital com ecrãs de 10” e 12”, fortes capacidades de arrumação e materiais reciclados, refletindo o compromisso ambiental da Renault.
O Trafic E-Tech estreia ainda um conjunto de tecnologias avançadas: funcionalidades V2L e V2G, motor de 150 kW, capacidade de reboque até 2 toneladas, sistema multimédia OpenR com navegação específica para comerciais e acesso ao ecossistema Google. A arquitetura SDV permite atualizações remotas, integração de aplicações profissionais, manutenção preditiva e funcionalidades personalizáveis ao longo da vida útil do veículo.
Fabricado em Sandouville, o novo Trafic será também objeto de transformações realizadas pela Renault e pela sua rede Pro+, garantindo múltiplas soluções para frotas e profissionais.