
A Isuzu, marca representada em Portugal pela Astara, iniciou a comercialização da D-MAX EV, a primeira pick-up totalmente elétrica do fabricante japonês. O novo modelo combina a versatilidade, robustez e fiabilidade características da gama D-MAX com uma condução de emissões zero.
Evolução mais recente da premiada plataforma D-MAX, esta versão 100% elétrica foi concebida para responder às necessidades mais exigentes, tanto em contexto profissional como de lazer, mantendo os atributos que distinguem o modelo e um desempenho ao nível das versões Diesel.
Disponível no mercado nacional em duas versões – Cabina Longa 4x4 LSE EV, com quatro lugares, e Cabina Dupla 4x4 LSE EV, com cinco – a nova D-MAX EV vem reforçar a oferta da gama.
Ambas as variantes partilham um sistema de propulsão composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos: um dianteiro de 43 kW e um traseiro de 97 kW, para uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário máximo de 325 Nm. O resultado é uma performance sólida, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,1 segundos.
A autonomia atinge 263 km em ciclo combinado e 361 km em ciclo urbano (WLTP), assegurando eficiência tanto em ambiente profissional como urbano. O carregamento completo demora cerca de 10 horas em AC (11 kW) ou 1 hora em DC (50 kW).
O inovador sistema de tração integral permanente integra e-Axles de nova geração nos dois eixos, garantindo uma entrega imediata de binário e um desempenho exemplar em pisos irregulares, com baixos níveis de ruído e vibração. O sistema 4WD, com travagem regenerativa multinível e modo Eco, otimiza a autonomia e equilibra potência e eficiência.
Com 600 mm de capacidade de passagem a vau, 210 mm de distância ao solo e ângulos de ataque e saída de 30,5° e 24,2°, respetivamente, a D-MAX EV está preparada para qualquer terreno. A nova suspensão traseira De-Dion, com molas de lâminas, melhora o conforto e o comportamento em estrada, substituindo o tradicional eixo rígido.
A robustez estrutural e o chassis reforçado permitem uma capacidade de reboque de até 3500 kg (com travão) – valor idêntico ao das versões Diesel.
“Ao combinar a sua robustez lendária com uma mobilidade sustentável, a Isuzu D-MAX EV marca o início de uma nova era para a marca e para o segmento das pick-ups. É o primeiro modelo da sua classe no mercado europeu a aliar tecnologia elétrica a uma capacidade de carga superior a uma tonelada”, destaca Luís Esteves, diretor da Isuzu em Portugal.
Os preços definidos pela Astara, “chave na mão”, são de 69.400 € para a versão Cabina Longa e 70.400 € para a Cabina Dupla, acrescidos de IVA.
O habitáculo da D-MAX EV distingue-se pela qualidade e tecnologia. Destaca-se o ecrã central de 9”, dedicado à navegação e infotainment, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, acompanhado por um painel de instrumentos de 7” LCD.
O equipamento de série inclui ar condicionado automático bi-zona com saída traseira, sistema de som premium com até oito altifalantes, bancos e volante em pele sintética, modos de condução Normal e Eco, retrovisores elétricos e aquecidos, sensores de luz e chuva, acesso sem chave e banco do condutor com regulação elétrica em oito vias.
No capítulo da segurança, a D-MAX EV integra 12 funcionalidades ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), incluindo Travagem de Emergência (AEB), Aviso de Colisão Frontal (FWC), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR), Monitorização do Ângulo Morto (BSM) e Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDW). Soma ainda oito airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, monitorização da pressão dos pneus e chamada automática de emergência (e-call).
No exterior, destacam-se as barras de tejadilho longitudinais, caixa de carga metálica, estribos laterais, iluminação full LED e jantes de 18”.
A Isuzu oferece garantia de 5 anos ou 100.000 km (o que ocorrer primeiro) em toda a gama D-MAX, e 8 anos ou 160.000 km para a bateria de propulsão.