
O novo primeiro-secretário, que sucede a Carlos Humberto de Carvalho, é membro da comissão executiva, que cessa funções neste mês. Emanuel Costa pertenceu a todas as comissões executivas da Área Metropolitana de Lisboa, no atual enquadramento jurídico das áreas metropolitanas.
Foi também membro da extinta Assembleia Metropolitana de Lisboa e autarca no concelho do Montijo. De carreira profissional, é técnico superior da administração local, onde desempenhou múltiplas funções.
A sessão de tomada de posse está agendada para dia 22 de janeiro, quinta-feira, às 10h30, na sede da Área Metropolitana de Lisboa, durante a reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa.
Recorde-se que o Conselho Metropolitano de Lisboa tinha aprovado, no dia 18 de dezembro de 2025, a lista ordenada de candidatos e candidatas a membros da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, por unanimidade, com 18 votos favoráveis, que representaram 99,9% dos eleitores da região.
Comissão executiva
A lista ordenada dos candidatos a membros da comissão executiva metropolitana foi aprovada em todas as 18 assembleias municipais. Os seus eleitos aprovaram a lista com 65% de votos a favor.
Para além de Emanuel Costa, como primeiro-secretário, foram ainda eleitos Filipa Guimarães, Ricardo Teixeira, Cristina Escórcio e Vasco Teles Touguinha, como secretários executivos metropolitanos.
Filipa Guimarães é licenciada em relações internacionais e mestre em estratégia. Técnica superior de Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa.
Ricardo Teixeira é licenciado em gestão e mestre em gestão e empreendedorismo. É analista financeiro e foi vereador na Câmara Municipal do Barreiro.
Cristina Escórcio é licenciada em gestão de empresas. É contabilista e presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures.
Vasco Teles Touguinha é licenciado em direito. É advogado e foi vereador na Câmara Municipal de Loures. PR