
A MEDWAY acaba de concretizar uma operação inédita no setor ferroviário nacional: pela primeira vez em Portugal, foi realizado o transporte de semi-reboques em comboio, numa operação que ligou Espanha ao Entroncamento, via Badajoz, utilizando a Linha do Leste.
Nunca um veículo de carga com estas dimensões tinha sido transportado por comboio e este tipo de operação exige uma preparação técnica e operacional distinta do transporte convencional de contentores.

Esta operação representa um feito para a logística e para o transporte ferroviário no país. A Linha do Leste, única ligação fronteiriça não eletrificada, caracteriza-se por operar em regime de cantonamento telefónico, sem sistema de controlo de velocidade, o Convel, e sem comunicações de rádio solo-comboio.
Este projeto reforça o compromisso destas três empresas com a modernização e a sustentabilidade do setor logístico, promovendo soluções intermodais que contribuem para a eficiência do transporte de mercadorias.
Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, refere que “A articulação entre equipas portuguesas e espanholas, aliada ao rigor no planeamento e execução, foi determinante para o sucesso desta iniciativa. Este marco deixa-nos muito orgulhosos e gostaríamos que ficasse registado como um exemplo de visão estratégica, capacidade técnica e dedicação das nossas equipas, inspirando o futuro do transporte ferroviário nacional de mercadorias. Aproveito a ocasião para agradecer aos nossos parceiros TRANSITALIA e TRAMESA pela confiança depositada na MEDWAY no desenvolvimento das autoestradas ferroviárias na Península Ibérica, esperando que este novo passo no nosso desenvolvimento seja o próximo para alcançar novas ligações.”
A MEDWAY reafirma, assim, a sua posição de liderança no transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica, continuando a investir em soluções inovadoras e adaptadas às necessidades dos seus clientes.
