
No âmbito da parceria, foi instalada, nos centros logísticos de Vila Nova de Gaia e do Carregado, uma infraestrutura de carregamento ultrarrápido, com potência máxima de 300 kW por tomada, preparada para responder às necessidades específicas das frotas elétricas de pesados, assegurando maior disponibilidade, rapidez e fiabilidade no processo de carregamento.
O sistema implementado nestes centros combina tecnologia de ponta, com recurso a IA (Inteligência artificial) e gestão digital integrada focada no carregamento e na gestão de frotas. A solução foi concebida de forma modular e escalável, permitindo o aumento progressivo da potência instalada em função da evolução da frota e das necessidades operacionais.
Com a solução instalada, o primeiro camião 100% elétrico da Luís Simões passará a realizar diariamente uma rota de médio curso pela Autoestrada A1, resultando numa redução de 97 toneladas de CO₂ por ano por substituição de solução diesel por elétrica, demonstrando a viabilidade da mobilidade elétrica neste tipo de rotas e operações.
Esta abordagem inovadora garante um maior controlo e uma melhor eficiência energética, permitindo às empresas reduzir custos operacionais e melhorar o desempenho ambiental das suas operações. A mobilidade elétrica deixa de ser exclusiva das zonas urbanas e começa a ser viável também em todas as autoestradas com soluções REMO.
Desde o momento inicial, a REMO procurou dar resposta às exigências da operação da Luis Simões, reduzindo o risco tecnológico e operacional e otimizando recursos no desenho de uma solução tailor-made que garante uma transição segura para a mobilidade elétrica.
De acordo com Luís Castanheira, CEO da REMO Powered by Mota-Engil, “Este projeto comprova a capacidade da REMO de entregar soluções completas e fiáveis para frotas pesadas eletrificadas, garantindo carregamento rápido de alta potência e inteligência de dados. É uma prova concreta da nossa aptidão para entregar projetos integrados, escaláveis e replicáveis, preparados para operações de pesados de média e longa distância”.
Segundo Fernanda Simões, administradora da divisão de Transportes da Luís Simões, “A rede logística é um pilar fundamental para o mercado ibérico e global, e é essencial que as empresas que fazem parte deste tecido, como é o nosso caso, apostem em soluções mais sustentáveis que contribuam para um futuro melhor. Orgulha-nos poder anunciar esta incorporação na nossa frota, pois representa um passo-chave para alcançarmos os nossos objetivos de descarbonização e circularidade.”
Através desta parceria, a REMO Powered By Mota-Engil e a Luís Simões dão um passo decisivo rumo à descarbonização do transporte rodoviário, impulsionando a transição energética do setor logístico e criando as bases para um modelo de referência que será replicado noutras operações em Portugal e na Península Ibérica.
Com este projeto, ambas as empresas reforçam o seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e competitividade do ecossistema logístico nacional.