AD
AD
AD
AD
---

"Continuamos focados na descarbonização como serviço"

27 outubro 2025

Entrevista a Tiago Areias, Country Manager da Eurowag em Portugal.

A Eurowag, fornecedor líder de soluções integradas para o transporte rodoviário na Europa, foi o patrocinador oficial do XXXVIII Grande Prémio de Espanha - Campeonato da Europa de Corridas de Camiões FIA, que se realizou a 4 e 5 de outubro. A Eurotransporte e a eMobilidade+ falaram com Tiago Areias, Country Manager da Eurowag em Portugal, que partilhou a visão por detrás desta parceria, realçando o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e a digitalização do transporte rodoviário.

EUROTRANSPORTE: Quais são os principais objetivos da Eurowag ao patrocinar o Grande Prémio de Espanha — em termos de visibilidade, reforço de posicionamento ou associação a valores de sustentabilidade e inovação?E

TIAGO AREIAS: Estar no mesmo espaço com todos os fabricantes de produtos e serviços para o setor de pesados, bem como com camionistas e pilotos, é uma grande oportunidade para mostrar que a nossa indústria também é feita de paixão, diversão e diálogo sobre como as coisas podem ser feitas de forma mais simples e sustentável. Recebemos um feedback extremamente positivo, comprovando que a nossa ideia de “Trucksforming the trucking experience” é relevante para o setor e representa um futuro impulsionado pela inovação, pelas tecnologias digitais, por combustíveis sustentáveis e pela eficiência operacional.

Que soluções tecnológicas ou práticas sustentáveis da Eurowag estiveram em evidência durante o evento e como demonstram o nosso compromisso com a transição energética e a digitalização do transporte rodoviário?

Como puderam ver, a Eurowag disponibiliza todos os serviços para transporte rodoviário sob o mesmo “teto”, integrando-os gradualmente numa única plataforma digital: o Eurowag Office. Enquanto one-stop shop, o nosso objetivo é aproveitar dados abrangentes e analítica avançada para simplificar as operações e ajudar os clientes a melhorar a eficiência e a reduzir a pegada de carbono de forma fluida.
Continuamos também focados na Descarbonização como serviço, prestando consultoria sobre como utilizar novas tecnologias e energias alternativas para reduzir as emissões de carbono.
Este campeonato é abastecido com HVO, um combustível drop-in que está a tornar-se cada vez mais popular na Europa. Oferecemos abastecimento de HVO em mais de 570 localizações dentro da nossa rede global de aceitação e estamos preparados para responder rapidamente à procura dos clientes.
A Eurowag cobre mais de 60% da rede europeia de GNL (LNG) e está a expandir continuamente a disponibilidade de bioGNL (bioLNG), já oferecido em mais de 200 localizações na rede de aceitação da Eurowag.
Como primeiro fornecedor de serviços de eMobility focado em CRT, estamos a apresentar um novo cartão de combustível com chip RFID. Este cartão pode ser usado para abastecer energia ou carregar eletricidade em mais de 900.000 pontos de carregamento na Europa.
A Eurowag apoia os clientes na construção de projetos de carregamento em depósito para as suas próprias frotas, bem como para terceiros em operação semi-pública, tornando o investimento imediatamente mais viável.

A nível estratégico, de que forma esta presença em Jarama reforça a visão ibérica da Eurowag e que planos existem para consolidar o papel de Portugal neste ecossistema, incluindo a possibilidade de acolher uma etapa da FIA Truck Series?

Enquanto player ibérico, vemos Espanha e Portugal como um ecossistema único para acelerar a transição energética e digital no transporte profissional. O alinhamento com o mercado espanhol em soluções de baixo carbono e ferramentas de gestão inteligentes é essencial para tornar as operações mais limpas, justas e eficientes em toda a Península Ibérica.

Que atividades de proximidade com o público e com os profissionais do setor estão previstas, como o podcast Kilómetros de Experiencia e o Colloquium, e que resultados esperam alcançar em termos de notoriedade e relacionamento?

Eventos como este permitem-nos obter feedback valioso em tempo real e insights únicos sobre as necessidades do setor diretamente dos clientes e dos motoristas na pista. Todos partilhamos a mesma paixão pelos pesados, pela inovação, pelas novas tecnologias, pela sustentabilidade e, claro, pela conquista do sucesso! Além de assistir às corridas e conhecer todos os pilotos nos seus paddocks, os visitantes no nosso stand puderam viver a diversão real das corridas de camiões com a nossa pista de corrida e ganhar uma medalha; tiveram também a oportunidade de conhecer Márcio Leal Guari, influencerdo canal de YouTube Rota Lusitana (Caminhoneiro em Portugal), tirar uma foto com o nosso Truckformer e participar na gravação ao vivo do podcast da Eurowag que, neste momento, estamos a preparar apenas para o mercado espanhol.
Recebemos ainda jornalistas de meios de transporte e logística, que valorizaram a abundância de informação nova sobre o âmbito de serviços da Eurowag, o combustível HVO e todas as 

A Eurowag vê esta colaboração com a FIA como uma parceria pontual ou como o início de uma relação mais duradoura, com novas oportunidades para promover a sustentabilidade e a digitalização do transporte europeu?

Este foi o primeiro ano da nossa colaboração. Vamos avaliá-la e a decisão será tomada posteriormente.

 


Tags

Recomendamos Também

AD
AD
Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.